É possível ouvir música no trabalho sem perder o foco?

Há pessoas que não vivem sem música! Acordar e ligar o rádio, cozinhar, ouvir música, ouvir música durante o dia, ouvir música no metrô ou no ônibus, tomar banho ouvindo música… Contudo, o que acontece com o trabalho? Como a música afeta no desempenho das funções?

Alguns locais de trabalho são muito pesados e deixam os funcionários estressados. Se pudessem ouvir música, talvez não se sentiriam mais relaxados e não trabalhariam muito melhor? É simples, a música estimula a criatividade e conecta as pessoas.

O que dizem as pesquisas sobre a relação entre música e trabalho:

De acordo com um relatório da BBC, ouvir música no local de trabalho pode ser muito produtivo.

O psicólogo da Universidade de Cardiff, Nick Perham, especialista nos efeitos que os sons caausam em nossas capacidades cognitivas, disse ao jornal britânico: “A maioria das pessoas, pelo menos dentro de um escritório escritório, faz o seu melhor trabalho quando está em silêncio.

Nick Perham explica que a interação entre a tarefa realizada e a natureza do som pode melhorar a nossa concentração. Nos casos em que a música é instrumental, ou em uma linguagem que não conseguimos compreender.

Se precisamos interpretar um texto, mas temos um som de fundo com fragmentos que podemos entender, pode gerar um “ruído” na concentração, como tem sido demonstrado em vários estudos. O psicólogo alega que “trabalhar em total silêncio é tão gratificante como ouvir música instrumental”.

Outro especialista, Daniel Levitin, argumenta que, da mesma forma que Perham. Se uma canção nos fascina, pode piorar a nossa concentração se temos que fazer tarefas verbais.

Se as tarefas a realizar forem mecânicas e requerem o mínimo de habilidade mental, a música pode ser muito útil. “Os estudos realizados nas fábricas há anos, têm identificado que a música pode melhorar o estado de ânimo e a motivação dos trabalhadores, devido a isso acabam fazendo melhor o seu trabalho”, disse Perham.

Apesar de a influência da música nas tarefas de outra natureza, deve se levar em conta a própria personalidade. Normalmente quanto mais extrovertida é a pessoa, mais provável que ela se sinta melhor em ambientes ruidosos, no entanto os mais acanhados preferem o silêncio, observa Perham.

E no seu caso? Você costuma trabalhar com música? Você acha que ela estimula a sua criatividade no trabalho ou impede a sua concentração?

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Música e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *