Gravando ao vivo o som da sua banda, como fazer?

estudio de gravacaoUma das coisas mais importantes quando se trata de gravar sua banda ao vivo é a qualidade do som, ok? (Coloque isso na sua cabeça e não esqueça).

O povo está tão preocupado com aparecer nas redes sociais, fazer o seu próprio canal no YouTube, falando de sua banda e mostrando suas produções artísticas que negligenciam a qualidade do som que se apresentam.

Não vou entrar no mérito da questão. Tanto se a arte é de boa qualidade ou não, se a estética é legal ou não, ou se há de ir por aqui ou por lá. Isso caberá aos artistas e produtores em questão.

No entanto, a qualidade do som de uma banda quando se apresenta deve ser a melhor possível. Temos que nos preocupar com a captura, tratamento e apresentação de nossa matéria-prima: o som.

Sendo assim, determinarei algumas formas que você deve seguir para que você possa ter um áudio de excelente qualidade em redes sociais, sites, blogs e demonstrações, para mostrar realmente o potencial artístico de sua música.

Captando o áudio

captando o audio

O som do seu telemóvel ou câmara de vídeo, por sofisticado que seja, definitivamente, não é bom para capturar o som de sua
banda.

Isto é por uma simples razão: não foi projetado para este propósito.

Imagine que você está assistindo a uma apresentação ao vivo de uma banda no palco com os músicos.

Bom, no caso de que você vá para perto da bateria, você ouvirá mais ela, não é mesmo?

No caso de que você vá para onde está o “amplificador” da guitarra, escutará mais a guitarra, e assim acontecerá com todos os outros instrumentos e vozes.

Agora imagine o que aconteceria se estivesse gravando tudo com o seu telemóvel ou câmara de vídeo, a imagem pode parecer incrível, mas já o som vai ficar uma mer***.

Em um momento ouve só a bateria, em outro, o baixo, muito em primeiro plano, no outro apenas o solo de guitarra, e assim por diante…

Beleza, eu posso gravar na frente do P.A, então eu consigo capturar tudo, não é?

Sim, captura tudo, até mesmo os comentários e as vozes nem sempre muito afinados do público, assim como todo o som em geral, todo misturado e indefinido.

Eu falo disso com total domínio do assunto, porque eu já fiz e não funciona.

 

O que é o que realmente precisamos mostrar?

nao quero escutarÉ horrível e frustrante ter um resultado como o citado anteriorment. Porque não é isso que a gente quer mostrar para a nossa audiência, para o produtor ou até mesmo um investidor, certo?

Tudo o que envolve dinheiro implica qualidade técnica.

 

Se quiser que alguém invista em sua banda, você tem que deixar o clichê de lado. Deve começar por mudar a forma em que faz a sua própria propaganda – faça com que fique  melhor e mais profissional.

Afinal, é seu cartão de visita.

Vamos dizer que seu trabalho é com alimentos – ele deve ser agradável, ter um sabor maravilhoso, e de preferência, ser diferente, concorda né?

Deve ter uma receita única, com um aroma sedutor, e um cuidado muito especial para a higiene, etc…

Agora… você trabalha com música, a matéria prima de sua banda é o som, então você tem que ter uma apresentação tão boa quanto esse maravilhoso prato de comida.

Deve ter um som agradável, bonito, limpo e bem apresentado!

Em outras palavras, um som com uma ótima captação, bem gravado, bem mixado,  e com um toque de originalidade.

 

Como fazer isso então?

Muito bom, mas tudo isso não acontece do nada, é necessário ter o cuidado inicial com a captura do áudio, o que pode ocorrer dentro ou fora do estúdio.

Sim, você pode fazer uma boa captação de áudio em uma apresentação em uma boate, bar, teatro e até mesmo na garagem de sua casa.

A localização do espetáculo pode ser variável, mas a estrutura que é usada para a gravação deve ser praticamente a mesma.

 

Como gravar?

Se sua banda tem uma formação de simples, com baixo, bateria, guitarra e voz, só teremos uma boa captação de áudio com, pelo menos, 9 canais de gravação independentes – sem contar com os possíveis backing vocals.

Portanto, já está claro que o seu telefone móvel ou a sua câmara de vídeo, por muito bons que sejam, não vão satisfazer suas necessidades, já que para fazer um bom “condimento” de sua música, você tem que ter os ingredientes separados, ou seja, cada instrumento em seu lugar.

Neste caso, canais de gravação separados, porque só dessa forma poderá cuidar do som de cada instrumento ou voz, com efeitos, equalizadores e volumes individuais.

 

Ter diversos celulares ou câmeras pode ser a solução?

Beleza, okkkk, vou usar 9 celulares ou câmaras de vídeo, e com isso eu terei várias imagens.

Bom, para ter mais imagens concordo que você poderá fazer isso.

Os celulares de hoje em dia, gravam em Full HD, com uma excelente qualidade de imagem, mas ainda assim terão uma captura de áudio insuficiente.

 

Todos os microfones são iguais?

microfone de gravacao

Os microfones de telefones celulares e filmadoras não são adequados para este tipo de gravação, cada instrumento tem sua própria peculiaridade de som e você deve gravar com microfones adequados para a sua captura, sem falar da localização… ela deve ser correta.

 

O microfone que grava o tambor da bateria deve ser mais ‘firme’ do que o que grava a voz.

Por esta razão, existem microfones com características específicas para cada fonte de som.

 

Qual é a importância do som apresentado?

Assim, de acordo com o que acabamos de ver, é claro que devemos prestar mais atenção ao capturar o áudio de nossas apresentações em diversos canais disponíveis, um dos motivos é por que a concorrência está crescendo, e existem cada vez mais possibilidades disponíveis.

Ter uma boa imagem é muito importante, mas não esqueça, a nossa matéria-prima principal é o som.

Então tome cuidado com a sua ansiedade.

Evite publicar qualquer coisa que você gravar com celulares, no bar ou em alguma casa de shows, porque vai ser uma demonstração de amadorismo na condução de sua carreira.

Os que não se apresentam não são lembrados, mas que preste atenção na forma em que se apresenta, porque isso pode levar tudo para o buraco.

 

Até onde você quer chegar?

apresentacao grande

Pense em onde você gostaria de ver chegar a sua banda, quais são os palcos que você quer tocar e a quantidade de pessoas que você quer alcançar com a sua música.

Certifique-se de que quanto maior for o seu sonho, mais credibilidade será necessária para com o seu trabalho.

Também saiba que a credibilidade está diretamente relacionada com a qualidade de sua apresentação no palco, com canais específicos, como: Spotify e Youtube, e com todas as outras redes sociais.

Eaí, gostou dessas dicas?? Borá seguir em frente e alcancár o seu sonho parceiro!!!

Esta entrada foi publicada em Curiosidades, Dicas, Música e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *